Deputado Marcell Moraes louva padroeira de Ilhéus

Através de uma Moção de Congratulações apresentada na Assembleia legislativa da Bahia, o deputado estadual Marcell Moraes (PV), homenageou Nossa Senhora da Vitória, uma das padroeiras da cidade de Ilhéus, comemorados 15 de agosto.
A devoção a Nossa Senhora da Vitória, segundo historiadores, remonta ao século XVI ou mesmo antes desse período, pois, em 1549, o então governador Tomé de Souza já havia encontrado em Salvador uma capela dedicada a N. Sra da Vitória, erguida pelos primeiros colonizadores. O que se sabe é que esta devoção se espalhou por boa parte do território brasileiro. Há igrejas históricas dedicadas a esta santa em São Luís-MA, em Vitória-ES, em Oeiras-PI, em Maceió-AL, em Ilhéus-BA e na cidade do Rio de Janeiro.
Relembra que a Virgem Maria, vitoriosa, pode levar os cristãos à vitória em suas vidas. A primitiva Imagem da Senhora da Vitória não chegou até aos nossos dias, mas podemos ver a bandeira com a respectiva imagem, a qual facilmente se constata que tem pouco a ver com a imagem que hoje se venera, e que é datada do século XVIII.
“É com uma imensa satisfação que presto essa homenagem a padroeiras dessa cidade hospitaleira que é Ilhéus, nessa data tão representativa e especial, dia que é celebrado com muita fé, louvor e agradecimento a Nossa Senhora da Vitória, e que a mensagem de amor e paz seja perpetuada por todos e que elas abençoe cada um de vocês”, comenta o verdista.