Deputado Marcell Moraes homenageia São Roque

O deputado estadual Marcell Moraes (PV), homenageou o padroeiro do Distrito de São Roque, em Amargosa, celebrados nesta quarta-feira (16).

O pequeno Roque teve uma educação primorosa, estudou nos melhores colégios e herdou de sua mãe os mais vivos sentimentos de fé e vida de oração. Como tantos jovens de família abastada, estudou medicina em sua cidade natal sem, contudo, concluir sua formação. Ele perdeu seus pais entre os quinze e vinte anos, herdando um enorme patrimônio, mas as aspirações de Roque eram por outra herança: queria viver na pobreza, imitando a Cristo, assim, inclinado para a piedade, repartiu entre os pobres, em segredo, tudo o que pode colher de suas rendas. Como a idade não lhe permitia dispor nem alienar seus bens de raiz confiou-os a um tio, partindo sem nada para Roma, mendigando pelo caminho.

Roque atravessou uma região afetada pela peste, esteve em muitas cidades assoladas, viu a grande mortalidade causada pela peste, nas quais pode ajudar no trato dos doentes, auxiliando e operando curas. Logo que Roque se meteu entre os empestados, cessou a epidemia da doença naquela cidade, o mesmo se deu em Cesena e outras localidades; dizia-se que a peste fugia de Roque.

Em Roma, onde ficou por três anos, também esteve com doentes contaminados pela peste, sempre em obra de assistência. Quando retornou, ele notou que estava com a doença, com uma ferida enorme na perna, e ficou escondido em um bosque para não contagiar ninguém. Triste e abatido encontrou um cão, que pertencia a um homem bastante poderoso, Palastrelli, que roubava da mesa de seu senhor restos de comida que trazia até o bosque. O dono do cão ao perceber o comportamento estranho do seu animal, resolveu segui-lo, e ao notar que ele roubava para ajudar um doente, auxiliou dando suporte para que o peregrino se recuperasse. Para celebrar essa intensa ligação entre santo e cão – seres marcados por bondade, dedicação, fidelidade – a iconografia de São Roque sempre o representa com o bastão do andarilho, acompanhado pelo querido animal peludo que carregava na boca um bocado de alimento, um pedaço de pão ou coisa assim.

“É com muita alegria e satisfação que presto essa homenagem neste dia tão importante que é a comemoração tradicional  da festa ao glorioso São Roque em Amargosa, onde fiéis e devotos percorrem as ruas com muita fé e devoção, sintam-se homenageados nesta data tão especial”, destaca o parlamentar.