Deputado Marcell Moraes homenageia padroeira de Juazeiro-Ba

Através de uma Moção de Congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Marcell Moraes (PV), homenageou Nossa Senhora das Grotas, padroeira da cidade de Juazeiro, localizado na região norte da Bahia, comemorados 8 de setembro.

A evangelização na região de Juazeiro iniciou em 1706 com a chegada dos Capuchinhos Franciscanos com a “Missão da Passagem de Juazeiro” que era de aldear os Índios Tamaquins, também chamados Tanaquéus, e os Maçacarás. Ainda no mesmo ano, indígenas que habitavam a região encontraram uma imagem de Nossa Senhora nas grotas do Rio São Francisco, teve início nessa época, então, a devoção à santa na região de juazeiro. Um índio vaqueiro à procura da tresmalhada, encontrou nas grotas do Rio São Francisco a imagem de uma Santa, entregou-a aos franciscanos que disse ser a imagem de Nossa Senhora e pelo fato de ter sido encontrada em uma grota, foi batizada com o título de Nossa Senhora das Grotas. Em 1710 foi construída a primeira capela na Rua 15 de Novembro chamado de entrada do horto.

A Paróquia Nossa Senhora das Grotas, foi fundada em 26 de março de 1840 em estilo barroco, depois demolida para construção da atual catedral. É composta por mais de 45 comunidades na sede e no interior de Juazeiro, e conta com diversas pastorais e movimentos, abrangendo mais de 120 mil habitantes, tendo como as principais festividades a Páscoa, Pentecostes, Festa da Padroeira e o Natal. A Imagem de Nossa Senhora completa 311 anos de veneração este ano, e é venerada com muito amor, respeito e devoção, permanecendo no altar-mor da Catedral em ótimo estado de conservação.

“É com muita honra que dedico essa homenagem a padroeira desta terra tão acolhedora que é Juazeiro, que neste dia tão especial que é celebrado com muito louvor, devoção e gratidão a Nossa Senhora das Grotas, as pessoas possam refletir um pouco mais sobre os bons ensinamentos e possam seguir sempre o caminho do bem em prol de um mundo melhor”, destaca o parlamentar.