Deputado Marcell Moraes cobra de Rui Costa Hospital Público Veterinário

Os animais estão cada vez mais presentes nos lares das famílias brasileiras e em alguns casos, inclusive, fazem o papel dos próprios filhos. Como membros da família, esses pets também podem adoecer e precisar de cuidados especiais como consultas, medicamentos ou até procedimentos cirúrgicos. Porém, algumas vezes os recursos disponíveis fogem a alçada dos proprietários, já que os preços cobrados por clínicas particulares costumam pesar no bolso.

Para o enfrentamento do problema, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) voltou a chamar a atenção do governo do estado para instalação de um Hospital Público Veterinário na Bahia.

“Não é possível que o governador Rui Costa continue fechando os olhos para a causa animal. Cidades como São Paulo e Recife possuem unidades públicas veterinárias, já Salvador, que é a terceira maior capital do Brasil, não tem um hospital adequado para atender os nossos bichos. Temos até algumas clínicas particulares e hospitais-escola que prestam serviços gratuitos, mas isso não suficiente. A distribuição de senha é limitada e o proprietário precisa madrugar na fila para arriscar o atendimento. Por quanto tempo vamos continuar vivendo no atraso, governador?”, disse o parlamentar.

Outro ponto que chama atenção é a quantidade de animais que vivem nas ruas, em estado de abandono, o que representa um problema de saúde pública uma vez que estão mais vulneráveis a desenvolver doenças que podem ser transmitidas ao homem como a raiva e leishmaniose.

“Na Bahia temos milhares de animais vivendo nas ruas, entre cães e gatos, em situação de completo abandono e precisando de cuidados por conta da saúde debilitada. Com a implantação de um Hospital Veterinário público, temos o intuito de possibilitar às pessoas carentes, que seus animais tenham tratamento adequado, minimizando o abandono, como também prestar um grande suporte aos protetores”, concluiu o verde.

Fonte informe baiano