Deputado Marcell Moraes parabeniza a cidade de Itapetinga pela passagem dos 65 anos

O deputado estadual Marcell Moraes (PV), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Moção de Congratulações parabenizando os 65 anos de emancipação política do município de Itapetinga, comemorados 12 de dezembro.

O primeiro nome dado à cidade foi Itatinga, que na língua indígena tupi-guarani significa “pedra branca”. Em 1938 Itatinga teve sua sede elevada à condição de vila, sendo integrante de Vitória da Conquista. No mesmo ano, o distrito de Itatinga deixa de ser parte integrante de Conquista e se anexa ao município de Itambé. No ano de 1944, o IBGE muda o nome de Itatinga para Itapetinga. Em 1938 por força de decreto estadual, o povoado passou a pertencer ao município de Itambé e, em 1944, foi considerado vila, com o nome de Itapetinga. Em 12 de dezembro de 1952, o governo da Bahia, assinou o Decreto Estadual nº502, elevando Itapetinga à categoria de município autônomo.

 Nas décadas de 80 e 90 o município possuía um dos maiores rebanhos bovinos do Nordeste brasileiro, e era chamada de A Capital da pecuária, devido ao grande número de criadores rurais, em grandes fazendas da região. Atualmente, a Pecuária Bovina perdeu um pouco a sua força, mas ainda é uma das principais atividades econômicas do município.

O município tem em suas comemorações de São João uma das melhores épocas para o turismo, aonde milhares de pessoas chegam à cidade para curtir uma das melhores festas juninas do interior baiano, com diversas atrações, comidas típica junina e muita animação. A cidade é convidativa para se viver, possui muitas praças e avenidas arborizadas, e até mesmo já recebeu prêmios pela sua organização e limpeza. Dentre os destaques têm-se a Praça Dairy Walley (Praça do Boi), a principal praça da cidade, e o Parque Poliesportivo da Lagoa.

“É com muita alegria e satisfação que parabenizo esse município querido e hospitaleiro que é Itapetinga, cidade de tamanha importância e representatividade no centro econômico do sudoeste baiano. Que todos Itapetinguenses sintam-se abraçados e homenageados nesta data tão simbólica e representativa. Desejo muito progresso e sucesso para toda Itapetinga”, felicita o parlamentar.