DEPUTADO MARCELL MORAES SUGERE “CAVALO DE LATA” NO LUGAR DAS CARROÇAS

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto n° 21.063/2015, que indica ao governador Rui Costa a implantação do Programa Cavalo de Lata em todo o estado. Segundo o parlamentar, a ideia é substituir as carroças movidas a tração animal por uma estrutura metálica com carroceria, um veículo semelhante a uma bicicleta totalmente elétrica, preparada para suportar grandes cargas.

O veículo tem suspensão, banco com dois lugares, volante e iluminação completa, usando uma bateria que lhe dá autonomia para andar cerca de 50 km. “O projeto não pretende colocar em pauta o trabalho dos catadores, que é muito importante, mas sim oferecer maior segurança a todos os carroceiros, motoristas, pedestres, e, também, aos cavalos. Alguns são levados a tamanho esforço físico que podem ser acometidos por exaustão ou mesmo morte”, explica o deputado.

De acordo com Marcell Moraes, as peças destes “cavalos de lata” foram retiradas de motocicletas que estavam danificadas em oficinas. “Além disso, o veículo é híbrido, podendo ser movido através do pedal ou do motor elétrico. Sua estrutura metálica com carroceria para levar o lixo, foi criada com a finalidade de acabar com a exploração dos animais e qualificar o trabalho dos catadores. Uma ideia incrível para melhorar a vida destes trabalhadores e diminuir o esforço a que são sujeitos os animais”, afirma Marcell. Para que o projeto dê certo, Marcell Moraes sugere parcerias com cooperativas de coleta seletiva da capital e do interior, conforme já ocorre em cidades do Sul do país e têm garantido resultados positivos.