SamuVET completa dois anos com mais de seis mil atendimentos aos pets da capital

O primeiro Serviço Móvel de Atendimento de Urgência Veterinário da Bahia, o SamuVET, completou dois anos de atuação em Salvador com mais de seis mil resgates realizados. Inaugurado em junho de 2016, o equipamento realiza atendimentos diários, aos animais de rua vítimas de atropelo e episódios de violência.

Apesar do período de atuação e do número significativo de ocorrências atendidas, o serviço gratuito ainda não é conhecido por uma parcela dos soteropolitanos.

“Este é o primeiro serviço do gênero funcionando em Salvador, voltado exclusivamente para atendimento de urgência a animais. Estamos muito felizes com a aceitação dessa iniciativa, bancada exclusivamente com recursos próprios. Estamos investindo ainda mais na divulgação do serviço para ampliar cada vez mais o alcance do equipamento”, comemorou o deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), idealizador do SamuVET.

Apesar da importância, o dispositivo também tem sido vítima de trotes telefônicos o que prejudica quem realmente precisa de socorro. “Assim como as pessoas são prejudicadas pelos trotes feitos ao SAMU 192, animais deixam de ser atendidos porque a nossa linha telefônica pode estar sendo ocupada com esse tipo de brincadeira de mau gosto. A situação é ainda pior quando precisamos deslocar uma ambulância para atender uma falsa ocorrência. Infelizmente estamos sendo vítimas de trotes e armações, mas vamos continuar fazendo o possível para ajudar os bichos que precisam da nossa iniciativa”, declarou o parlamentar.

Os trotes são caracterizados como crime, podendo resultar em até 05 anos de prisão para os praticantes. O SAMUVET funciona das 08 às 17 horas e pode ser acionado pelo telefone: (71) 99982-1680.

 

Fonte: Informe Baiano